Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3226
Título: Desenho e tecnologia: uma abordagem experimental
Autor: Silva, Carlos Eduardo Galon da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6151872786827219
Orientador: Agra, Uirá Rupert Moreira Cruz e Costa
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1007832192720400
Palavras-chave: Desenho;Tecnologias digitais;Interação humano-máquina;Vídeo digital
Data do documento: 27-Jul-2019
Citação: SILVA, Carlos Eduardo Galon da. Desenho e tecnologia: uma abordagem experimental. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologias) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2019.
Abstract: This qualitative research aims to reflect on the artistic process from a cross between drawing and digital technology. An experimental approach in the atelier was elaborated: like a machine thought, incorporating the use of the computer in the moment of the creation, of the intention before the gesture. To this end, five other artists shared their actions in contemporary drawing, and from this collection, short video clips were edited. From this list of videos played in random mode, the machine's circuits determined the pace and sequence of commands for the artist to perform on the media. Seeking reflection and understanding of the issues addressed the theoretical concepts of Luigi Pareyson, Arlindo Machado, Fayga Ostrower and Edmond Couchot supported the analysis of this empirical method. Examining the procedures in this production, exploration was important in reviewing their own work strategies and driving new paths of artistic production.
Resumo: Esta pesquisa qualitativa tem como finalidade refletir sobre o processo artístico a partir de um cruzamento entre desenho e tecnologia digital. Uma abordagem experimental em atelier foi elaborada, propondo maquinar o pensamento ao incorporar o uso do computador no momento da criação, da intenção antes do gesto. Para tanto, outros cinco artistas compartilharam suas ações no desenho contemporâneo e, dessa coleta, videoclipes de curta duração foram editados. A partir dessa lista de vídeos reproduzidos no modo aleatório, os circuitos da máquina determinaram o ritmo e a sequência de comandos para o artista executar no suporte. Buscando a reflexão e entendimento das questões abordadas, os conceitos teóricos de Luigi Pareyson, Arlindo Machado, Fayga Ostrower e Edmond Couchot apoiaram a análise deste método empírico. Examinando os procedimentos nessa produção, a exploração foi importante para rever as próprias estratégias de trabalho e impulsionar novos caminhos de produção artística.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3226
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_carloseduardogalondasilva.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.