Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2332
Título: Atenção à saúde da pessoa idosa e Covid-19: orientações para um enfrentamento saudável
Autor: Tavares, Nayana Pinheiro
Nascimento, Daniele M. Vieira do
Palavras-chave: Promoção da saúde;Vírus;Idosos – Educação;Idosos - Cuidado e tratamento;Idosos – Saúde e higiene;Epidemias;Doenças transmissíveis
Data do documento: 2020
Editor: EDUFRPE
Citação: TAVARES, Nayana Pinheiro; NASCIMENTO, Daniele M.Vieira do (org.). Atenção à saúde da pessoa idosa e Covid-19: orientações para um enfrentamento saudável. Recife: EDUFRPE, 2020. 43 p.,il.
Abstract: No início de março de 2020, a comunidade acadêmica da UFRPE, juntamente com o restante da sociedade, foi surpreendida com a chegada da pandemia do coronavírus no Brasil. Com a sua rápida disseminação, resistência e alta letalidade entre as pessoas idosas, grandes mudanças na rotina e na condição de vida dessas pessoas foram necessárias, sobre-tudo, com o intuito de protegê-las do vírus e de garantir a sua saúde de modo geral. É sabido que o cuidar das pessoas é necessário em todos os tempos, no entanto, no período de isolamento social ao qual fomos convidados a permanecer, repensar esses cuidados e adequá-los às necessidades das pessoas idosas é fundamental para garantirmos não só a manutenção da saúde física das mesmas, mas também da saúde emocional. Muitas vezes o isolamento social é condição de vida de algumas pessoas idosas, o que causa um impacto muito negativo na sua qualidade de vida. Assim, ao pensarmos esse manual temos não somente o intuito de esclarecer e orientar as pessoas idosas e os seus familiares e/ou cuidadores para um cuidado mais humano e eficaz durante o período da pandemia, mas também, o de oportunizar e incentivar para a aquisição de hábitos de vida mais saudáveis ao longo da vida. Aqui serão abordadas orientações simples de medidas protetivas, saúde emocional, alimentação saudável, importância da prática regular de exercícios físicos, e principalmente, sobre a importância da aprendizagem ao longo da vida, uma vez que esse momento requer de todos nós novas aprendizagens. As informações e recomendações aqui descritas seguem as orientações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como de literaturas científicas e de profissionais especializados. Desejamos à todas e todos, em especial às nossas servidoras e servidores idosos, uma excelente leitura e um enfrentamento menos solitário e traumático!
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2332
ISBN: 978-65-86547-03-0
Aparece nas coleções:Livros e Capítulos de Livros (EDUFRPE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cartilha_saudepessoaidosaCOVID19.pdf5,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.