Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3854
Título: Sala de aula invertida para a construção e articulação de conceitos bioquímicos
Autor: Gomes, Isabela Lemos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9160682195907995
Orientador: Couto, Janaína de Albuquerque
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7709040837130788
Co-orientador : Cordeiro, Priscila Aparecida dos Santos
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/1352379618124390
Palavras-chave: Sala de aula invertida;Educação superior;Metodologia de ensino;Bioquímica - Estudo e ensino;Expressão gênica
Data do documento: 26-Fev-2021
Citação: GOMES, Isabela Lemos. Sala de aula invertida para a construção e articulação de conceitos bioquímicos. 2021. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Biochemistry has emerged in recent years as an object of discussions in the academic environment due to the difficulties present in the teaching and learning process. These difficulties are more accentuated when the teacher bases his pedagogical practice on traditional teaching. In this context, there is a need for teachers to seek new paths and new teaching methodologies that focus on the interaction between the subjects, the protagonism, the critical posture and the autonomy of the students. The Flipped Classroom is characterized as an approach by which the student must previously study the content, serving the classroom as an extension and practical application of the studied concepts. In view of the above, the present methodological proposal aimed to develop an innovative pedagogical action for the construction of biochemical concepts through the Flipped Classroom. The research was carried out in a group of the Bachelor of Biological Sciences course at a Public University, where the monitoring was done through presence in classes, registration of activities through notes in field notebook and collection of material produced in the intervention. Upon presentation and signature of the Free and Informed Consent Term (ICF) by the teacher, the interventions were monitored. Therefore, a sequence of pedagogical actions was planned to work on the Gene Expression content, which is addressed in the discipline of Biochemistry. The action was preceded by the survey of students' previous conceptions, following the other steps through the Flipped Classroom, using the institutional Virtual Learning Environment, and the process was evaluated through collective and individual productions. The results were analyzed in order to assess the process of building concepts about the specific content.
Resumo: A Bioquímica tem despontado nos últimos anos como objeto de discussões no meio acadêmico por conta das dificuldades presentes no processo de ensino e aprendizagem. Essas dificuldades são mais acentuadas quando o professor pauta sua prática pedagógica no ensino tradicional. Diante desse contexto, surge a necessidade de os professores buscarem novos caminhos e novas metodologias de ensino que foquem na interação entre os sujeitos, no protagonismo, na postura crítica e na autonomia dos estudantes. A Sala de Aula Invertida é caracterizada como uma abordagem pela qual o discente deve estudar previamente o conteúdo, servindo a sala de aula presencial como ampliação e aplicação prática dos conceitos estudados. Diante do exposto, a presente proposta metodológica teve como objetivo desenvolver uma ação pedagógica inovadora para a construção de conceitos bioquímicos através da Sala de Aula Invertida. A pesquisa foi realizada numa turma do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública, onde foi feito o acompanhamento por meio de presença nas aulas, registro das atividades através de anotações em caderno de campo e coleta do material produzido na intervenção. Mediante a apresentação e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) por parte da docente, foi realizado o acompanhamento das intervenções. Assim sendo, foi planejada uma sequência de ações pedagógicas para trabalhar o conteúdo Expressão Gênica, o qual é abordado na disciplina de Bioquímica. A ação foi precedida pelo levantamento das concepções prévias dos estudantes, seguindo-se as demais etapas por meio da Sala de Aula Invertida, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem institucional, sendo o processo avaliado por meio de produções coletivas e individuais. Os resultados foram analisados, a fim de avaliar o processo de construção de conceitos acerca do conteúdo específico.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3854
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_isabelalemosgomes.pdf2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.