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Título: O kickboxing como ferramenta de desenvolvimento comportamental de crianças no ensino fundamental
Autor: Bezerra Júnior, José Janilson
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7664387685476674
Orientador: Lindoso, Rosângela Cely Branco
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
Palavras-chave: Educação física escolar;Ensino fundamental;Luta (Esporte);Artes marciais
Data do documento: 26-Mai-2022
Citação: BEZERRA JÚNIOR, José Janilson. O kickboxing como ferramenta de desenvolvimento comportamental de crianças no ensino fundamental. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Martial arts can be very valuable tools for physical education teachers, aiming to avoid aggressive and disloyal attitudes, as important aspects are learned for the formation of the student, such as: discipline and respect. Although many teachers may see martial arts as an activity that encourages violence, they help to control emotions. It is possible to notice that the practice of martial arts brings great benefits and teachings in all spheres that form the human being, such as: physical, motor, social, psycho-affective and cognitive. The work aims to investigate the influence of kickboxing on the behavior of students from 6 to 13 years old who are attending elementary school. For this, a qualitative/quantitative field research was developed, through the application of an open questionnaire, the subjects were thirteen parents of students in two Training Centers (Dojos) in the municipalities of Ilha de Itamaracá and Igarassu. With the analysis of the answers, presentation and discussion of the data, it is possible to affirm that kickboxing contributes a lot to the behavioral development of children. In the parents' perception, the martial art can promote improvements in cognitive aspects (concentration, responsibility and attention) and in the socio-affective aspects (self-control, self-confidence, sociability and tranquility).
Resumo: As artes marciais podem ser ferramentas de grande valia para os professores de Educação Física, tendo como objetivo evitar atitudes agressivas e desleais, pois aprende-se aspectos importantes para a formação do aluno como: disciplina e respeito. Ainda que muitos professores possam enxergar as Artes Marciais como atividades que estimulam a violência, as mesmas auxiliam no controle das emoções. É possível notar que a prática das artes marciais traz grandes benefícios e ensinamentos em todas as esferas que formam o ser o humano como, por exemplo: o físico, o motor, o social, o psicoafetivo e o cognitivo. O trabalho tem como objetivo investigar a influência do kickboxing no comportamento dos alunos de 6 a 13 anos que estão cursando o Ensino Fundamental. Para isto, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa/quantitativa de campo, através da aplicação de um questionário aberto, os sujeitos foram treze pais de alunos em dois Centros de Treinamento (Dojos) nos municípios de Ilha de Itamaracá e Igarassu. Com a análise das respostas, apresentação e discussão dos dados é possível afirmar que o kickboxing contribui e muito no desenvolvimento comportamental das crianças. Na percepção dos pais a arte marcial consegue promover melhorias em aspectos cognitivos (concentração, responsabilidade e atenção) e nos aspectos sócio afetivo (autocontrole, autoconfiança, sociabilidade e tranquilidade)
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4079
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

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