Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4344
Título: Análise do uso de paródias sobre eletroquímica, de autoria de estudantes, como estratégia didática no ensino de Química
Autor: Silva, Diego Florêncio da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0025065221774993
Orientador: Firme, Ruth do Nascimento
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino;Eletroquímica;Didática;Paródia (Música)
Data do documento: 15-Jul-2021
Citação: SILVA, Diego Florêncio da. Análise do uso de paródias sobre eletroquímica, de autoria de estudantes, como estratégia didática no ensino de Química. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: In this research, we aim to analyze the objective of analyzing the use of parodies, authored by students, as a didactic strategy in the teaching of chemistry. Methodologically, this research is qualitative, was developed with 42 students from the 2nd grade of high school, and followed four steps: elaboration of the questionnaire; didactic intervention planning; development of didactic intervention; data analysis. As for the students’ prior conceptions about aspects related to the Electrochemistry content, we noticed that most students expressed coherent prior conceptions from a scientific point of view about some aspects related to the Electrochemistry content. As for intertextuality, as one of the elements of the Parody genre, we can say that in all parodies it was identified, however in different degrees, that is, in some parodies produced by the groups, intertextuality was more noticeable than in others. Finally, in the parodies produced by the students, from the perspective of the concepts of the Electrochemical content used by them, we can say that in them, the students used different concepts as a basis, among which we highlight: oxidation number, oxidation, reduction, oxidation-reduction, anode, cathode. The results of this research may reflect contributions to research in the area of teaching Chemistry that has as its object of study the use of parodies as a didactic strategy, highlighting the role of students at the time when they chose the songs to be parodied and produced their own parodies.
Resumo: Nesta pesquisa, temos o objetivo de analisar o uso de paródias, de autoria de estudantes, como estratégia didática no ensino de química. Metodologicamente, esta pesquisa é qualitativa, foi desenvolvida com 42 estudantes da 2ª série do ensino médio, e seguiu quatro etapas: elaboração do questionário; planejamento da intervenção didática; desenvolvimento da intervenção didática; análise dos dados. Quanto às concepções prévias de estudantes sobre aspectos relativos ao conteúdo Eletroquímica percebemos que a maioria dos estudantes expressou concepções prévias coerentes do ponto de vista científico sobre alguns aspectos relativos ao conteúdo de Eletroquímica. Quanto à intertextualidade, como um dos elementos do gênero Paródia, podemos dizer que em todas as paródias ela foi identificada, entretanto em diferentes graus, ou seja, em algumas paródias produzidas pelos grupos, a intertextualidade foi mais perceptível do que em outras. Por fim, nas paródias produzidas pelos estudantes, na perspectiva dos conceitos do conteúdo Eletroquímica usados por eles, podemos dizer que nelas, os estudantes tomaram por base diferentes conceitos, dentre os quais destacamos: número de oxidação, oxidação, redução, oxirredução, ânodo, cátodo. Os resultados desta pesquisa podem refletir em contribuições para as pesquisas da área de ensino de Química que têm como objeto de estudos o uso de paródias como estratégia didática, destacando o protagonismo dos estudantes ao tempo em que escolheram as músicas para serem parodiadas e produziram suas próprias paródias.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4344
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_diegoflorenciodasilva.pdf471,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.