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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5188
Título: | Qualidade da educação, Educação Infantil e práticas pedagógicas de qualidade na Educação Infantil: um estudo de caso numa escola pública municipal da cidade de Recife |
Autor: | Barbosa, Priscila Dutra Araújo |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/2576943435295578 |
Orientador: | Ferraz, Bruna Tarcília |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/2100573722828366 |
Palavras-chave: | Educação infantil;Qualidade da educação;Prática pedagógica |
Data do documento: | 29-Set-2022 |
Citação: | BARBOSA, Priscila Dutra Araújo. Qualidade da educação, Educação Infantil e práticas pedagógicas de qualidade na Educação Infantil: um estudo de caso numa escola pública municipal da cidade de Recife. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | This research is the result of a research study process carried out in a municipal public school in Recife - PE. Its objective was to analyze the conceptions of early childhood education and school management teachers about pedagogical practices as one of the dimensions of education quality, identifying how early childhood education and school management teachers understand the quality of education and pedagogical practices as a dimension for the quality. To explain the concept of quality and quality of education, we rely on studies by Cury (2014), Azevedo (2011) and Corrêa (2001). To explain early childhood education and the quality of early childhood education, we rely on studies by Oliveira (2008), Oliveira (2011), Kishimoto (1994) and Brasil (2009). To explain the concept of pedagogical practices in early childhood education, we rely on studies by Barbosa (2010), Lopes (2006), Brasil (1998) and Franco (2016). The study was carried out through a questionnaire to the interviewees. We sought to understand the importance that teachers and school managers attribute to the quality of education and pedagogical practices as a dimension for quality. For data analysis, we opted for the content analysis methodology, which made it possible to identify the interviewees' conceptions. We used the questionnaire data collection method as an instrument, an instrument that was possible in the context of the covid-19 pandemic that extends from 2020 until then. After collecting data, we organized and categorized them to arrive at the interpretations and inferences that culminated in the results presented. The data obtained show that the conceptions in which the teachers and school manager point are attributed to the quality of early childhood education through other factors that lead to a quality pedagogical practice, but do not consider the pedagogical practice as a larger dimension. However, teachers and school management mention elements that, in order to achieve a quality pedagogical practice, a structured school space is essential, good training of professionals who work in this stage of basic education, continuing education, time for planning, resources pedagogical practices, a good relationship between school and family, institutional investment by the government and so on. |
Resumo: | Esta pesquisa é resultado de um processo de estudo de investigação realizado numa escola pública municipal de Recife - PE. Seu objetivo foi analisar as concepções das docentes de educação infantil e gestão escolar, sobre práticas pedagógicas como uma das dimensões de qualidade da educação, identificando como as professoras da educação infantil e gestão escolar entendem sobre a qualidade da educação e as práticas pedagógicas como dimensão para a qualidade. Para explicar o conceito de qualidade e qualidade da educação nos apoiamos nos estudos de Cury (2014), Azevedo (2011) e Corrêa (2001). Para explicar a educação infantil e a qualidade da educação infantil nos apoiamos nos estudos de Oliveira (2008), Oliveira (2011), Kishimoto (1994) e Brasil (2009). Para explicar o conceito de práticas pedagógicas na educação infantil nos apoiamos nos estudos de Barbosa (2010), Lopes (2006), Brasil (1998) e Franco (2016).Com base nos pressupostos do estudo de caso de cunho descritivo e interpretativo, o estudo foi realizado por meio de questionário aos entrevistados. Buscou-se apreender a importância que as docentes e gestor escolar atribuem à qualidade da educação e às práticas pedagógicas como dimensão para a qualidade. Para análise dos dados, optou-se pela metodologia da análise de conteúdo, que permitiu identificar as concepções dos entrevistados. Utilizamos como instrumento o método de coleta de dados o questionário, um instrumento que foi possível diante do contexto da pandemia da covid-19 que se estende desde 2020 até então. Após a coleta de dados realizamos a organização e categorização dos mesmos para chegarmos às interpretações e inferências que culminaram nos resultados apresentados. Os dados obtidos mostram que as concepções no qual apontam as docentes e gestor escolar, são atribuídas à qualidade da educação infantil através de outros fatores que levam a uma prática pedagógica de qualidade, mas não consideram a prática pedagógica como uma dimensão maior. No entanto, as docentes e a gestão escolar menciona elementos que, para se chegar a uma prática pedagógica de qualidade é fundamental um espaço escolar estruturado, uma boa formação dos profissionais que atuam nessa etapa da educação básica, formação continuada, tempo para planejamento, recursos pedagógicos, uma boa relação entre escola e família, investimento institucional do poder público e etc. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5188 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede) |
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