Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5517
Título: Impressão 3D como recurso didático para o ensino dos poliedros de Platão
Autor: Silva, Karla Suzana Tiburcio dos Santos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8031169286649054
Orientador: Amorim Filho, Edgar Corrêa de
Palavras-chave: Ensino de matemática;Geometria espacial;Poliedros;Recursos didáticos;Impressão tridimensional
Data do documento: 5-Mai-2023
Citação: SILVA, Karla Suzana Tiburcio dos Santos. Impressão 3D como recurso didático para o ensino dos poliedros de Platão. 2023. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: This study investigates the use of 3D printing as a teaching tool for the regular polyhedral of Plato, which are important shapes in spatial geometry and have applications in various fields of knowledge. These three-dimensional objects provide a complete learning experience and assist in the development of students’ visual and spatial skills. The activities proposed in this study involve allowing students to tactually explore regular polygons and Platonic polyhedra, using 3D printing as a means to achieve this. 3D printing is an effective tool for making the teaching of geometry more accessible and inclusive for all students. These activities can be adapted to different levels of education and disciplines, and can be useful for educators seeking strategies to enhance their students’ learning. This study opens doors for further research that can explore the potential of 3D printing as a teaching tool.
Resumo: Este estudo explora o uso da impressão 3D como uma ferramenta de ensino para os poliedros regulares de Platão, que são formas importantes na geometria espacial e possuem aplicações em diversas áreas do conhecimento. Esses objetos tridimensionais oferecem uma experiência de aprendizado que tem capacidade de auxiliar no desenvolvimento de habilidades visuais e espaciais dos estudantes. As atividades propostas no estudo consistem em permitir que os estudantes explorem tatilmente os polígonos regulares e poliedros de Platão, utilizando a impressão 3D como meio para isso. A impressão 3D é eficaz para tornar o ensino de geometria mais acessível e inclusivo para todos os alunos. As atividades podem ser adaptadas para diferentes níveis de ensino, podendo ser úteis para educadores que buscam estratégias para melhorar o aprendizado de seus alunos. O estudo abre portas para novas pesquisas que possam explorar ainda mais o potencial da impressão 3D como ferramenta de ensino.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5517
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Matemática (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_karlasuzanatiburciodossantossilva.pdf5,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons