Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5702
Título: Escrevivência camponesa: arteando práticas educativas em agroecologia com a juventude do semiárido
Autor: Meneses, Soraya Cindcy Araújo
Orientador: Aguiar, Maria Virginia de Almeida
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4665749527709728
Palavras-chave: Juventude rural;Conhecimento e aprendizagem;Ecologia agrícola;Agroecologia;Percepção temporal;Escrita
Data do documento: 8-Mar-2024
Citação: MENESES, Soraya Cindcy Araújo. Escrevivência camponesa: arteando práticas educativas em agroecologia com a juventude do semiárido. 2024. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agroecologia) – Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: This work aims to share my experiences as a "writing" peasant, who made it an academic commitment to break with the epistemic invisibility of rural youth. To reconstruct my academic trajectory, I collected all the materials where I recorded the activities related to my training: field notebooks, reports, culmination guides; photos; videos and audios and I adopted the notion and conception of spiral time as a reference. The systematization of my experience in the Bachelor's Degree in Agroecology allowed the reconstruction of the process experienced and the deepening of the reflections made based on my practice. Throughout the text, which is also a body, I deepen reflections on the condition of youth in the countryside and its place in academic research. I share the experiences of formal and non-formal education with peasant youth and finally, I emphasize what most influenced and constituted my identity as a Bachelor's Degree - Educator in Agroecology.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo partilhar as minhas experiências enquanto camponesa "escrevivente", que assumiu como compromisso acadêmico romper com a invisibilidade epistêmica das juventudes do campo. Para a reconstrução da minha trajetória acadêmica, recolhi todos os materiais onde registrei as atividades relacionadas a minha formação: cadernos de campo, relatórios, roteiros de culminâncias; fotos; vídeos e áudios e adotei como referencial a noção e concepção de tempo espiralar. A sistematização da minha vivência no Bacharelado em Agroecologia permitiu a reconstrução do processo vivido e o aprofundamento nas reflexões feitas a partir da minha prática. Ao longo do texto, que também é corpo, aprofundo as reflexões sobre a condição juvenil no campo e o seu lugar nas pesquisas acadêmicas. Partilho as experiências de educação formal e não-formal com a juventude camponesa e por fim, enfatizo o que mais atravessou e constituiu a minha identidade enquanto Bacharela - Educadora em Agroecologia.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5702
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Agroecologia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_sorayacindcyaraujomeneses.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons