ALERTA!
O Repositório Institucional da UFRPE passou a funcionar em um novo endereço: arandu.ufrpe.br
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6218| Título: | A leitura como ferramenta no processo da aprendizagem, no 8º e 9º ano do ensino fundamental, anos finais |
| Autor: | Garcia, Josineide Barbosa da Silva |
| Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/3504016040602748 |
| Orientador: | Pedrosa, Paloma Pereira Borba |
| Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/1116526654784440 |
| Palavras-chave: | Leitura;Ensino fundamental |
| Data do documento: | 29-Nov-2023 |
| Citação: | GARCIA, Josineide Barbosa da Silva. A leitura como ferramenta no processo da aprendizagem, no 8º e 9º ano do ensino fundamental, anos finais. 2023. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
| Resumo: | O presente estudo busca analisar o conhecimento sobre a leitura e como o professor pode levar o estudante a ter motivação para praticá-la. Apresentamos, neste trabalho, um relato acerca da nossa experiência prática docente durante o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), o qual foi realizado em uma escola pública do município de Igarassu, em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. Durante as atividades propostas, dedicamo-nos a discutir questões relacionadas ao ensino de leitura e à importância dessa prática. Entende-se que a leitura é fundamental para o bom desenvolvimento do ser humano. É notório que, aquele que lê, melhor argumenta e sabe colocar-se diante de diferentes situações de interação. Faz parte do papel da escola conscientizar sobre a importância da leitura na formação integral do indivíduo e sobre a prática e uso dessa competência na sociedade atual, seja no meio educacional, profissional, cultural ou no exercício de sua cidadania. Utilizamos, como metodologia, a pesquisa bibliográfica, embasando-nos em estudos, pesquisas e artigos anteriormente publicados, seguida de análise do material referenciado para a elaboração e aplicação do projeto de leitura. Visando implementar a prática de incentivo à leitura como professor mediador, foi executado o projeto didático de leitura. Foi possível perceber o engajamento dos estudantes durante todo o processo de aplicação do projeto, desde as rodas de conversa até a atuação no desenvolvimento das atividades sugeridas. Concluímos, a partir da compreensão desta prática, que a leitura é uma competência primordial para a vida em sociedade, sendo uma parte de destaque significativo na formação dos cidadãos. |
| URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6218 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tcc_art_josineidebarbosadasilvagarcia.pdf | 773,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
