ALERTA!
O Repositório Institucional da UFRPE passou a funcionar em um novo endereço: arandu.ufrpe.br
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6674| Título: | Aplicação de experimentos de baixo custo numa escola de educação básica : soluções físicas pra problemas ambientais |
| Autor: | Silva, Deyse Luana Azevedo da |
| Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/7975680861922198 |
| Orientador: | Santos, Flávia Portela |
| Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/4010793113764185 |
| Palavras-chave: | Física - Estudo e ensino;Física - Experiências;Experiências científicas;Meio ambiente |
| Data do documento: | 28-Dez-2023 |
| Citação: | SILVA, Deyse Luana Azevedo da. Aplicação de experimentos de baixo custo numa escola de educação básica : soluções físicas pra problemas ambientais. 2024. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Surubim,PE, 2023. |
| Resumo: | O ensino de Física ainda precisa ser melhorado no que diz respeito à aplicação de diferentes métodos de ensino e na disponibilidade de materiais didáticos voltados à aplicação da ciência no cotidiano. Esses fatores poderiam proporcionar a facilidade de compreensão dos conteúdos e promover maior interesse dos estudantes da educação básica. Isso, porém, requer um trabalho árduo e contínuo, uma vez que é um grande desafio para o professor romper a barreira de uma visão caótica que foi rotulada à disciplina. É possível o entendimento dos conteúdos desta ciência se a execução das aulas for além dos cálculos matemáticos, pois existem vários fenômenos naturais envolvidos no cotidiano que podem ser explorados no processo de aprendizagem. A Física, sendo trabalhada com praticidade, envolvendo o meio ambiente, por exemplo, fornece um vasto conhecimento aplicado. Através de vivências compartilhadas e estimulantes, essa junção possibilita uma visão de mundo crítica, com intervenções para a diminuição dos impactos ambientais. Os conceitos físicos extraídos das temáticas ambientais “poluição do ar”, “poluição da água” e “poluição do solo” foram algumas problemáticas estudadas neste trabalho. Procedendo nessa perceptiva, o estudo tem como objetivo proporcionar e relacionar o ensino de Física com questões ambientais, sendo assim uma proposta metodológica para ser utilizada pelo professor na sala de aula. O trabalho detalha a construção de maquetes com utilização de materiais de baixo custo e recicláveis, utilizando a Física experimental como soluções para problemas ambientais, e relata a vivência da aplicação desta prática em uma turma de 3. ano do ensino médio. |
| URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6674 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Física (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tcc_art_deyseluanaazevedodasilva.pdf | 997,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
